O que são?

GASTROENTERITES

Surf Lessons for All

O que são gastroenterites?

Gastroenterites são infecções ou inflamações intestinais transmitidas por bebidas ou alimentos contaminados com vírus, bactérias, parasitas ou substâncias químicas que são prejudiciais à saúde do homem. Seus principais causadores são os vírus e as bactérias.

Existe tratamento?

As gastroenterites são doenças autolimitadas, ou seja, elas duram um tempo determinado, geralmente curto. O tratamento recomendado é a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos para evitar a desidratação. Algumas recomendações são a ingestão de muita água e/ou soro caseiro.

Para ajudar na minimização dos sintomas, podem ser utilizados antieméticos, que irão evitar o vômito, diminuindo assim o risco de desidratação e o desconforto do paciente.

Quais os sintomas?

• Febre;
  • Dor Abdominal;
  • Vômitos;
  • Calafrios;
  • Diarreia.

Como é feito o diagnóstico?

Geralmente o diagnóstico é feito com base nos sintomas. O médico perguntará ao paciente o que ele bebeu e/ou comeu recentemente. Poderá ser pedido exame de fezes, mas será desnecessário se os sintomas forem leves e tiverem curta duração.

O que posso fazer para evitar gastroenterites?

• Evitar a demora no congelamento ou refrigeramento de alimentos perecíveis, crus ou cozidos.
  • Cozinhar as carnes em temperaturas altas e por tempo suficiente para matar os possíveis agentes causadores da gastroenterite presentes no alimento.
  • Lavar com água corrente as frutas e legumes antes do seu consumo, podendo ser utilizada uma escova para auxiliar na lavagem de frutas e vegetais com casca grossa e firme.
  • Lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos com água quente e sabão, depois de manipular alimentos crus.
  • Lavar as mãos depois de usar o banheiro, trocar fraldas e mexer em animais.

AGENDA SUA CONSULTA AGORA MESMO.